Imagem capa - Alguns cuidados essenciais para uma gravidez tranquila por Pedro Stanke

Alguns cuidados essenciais para uma gravidez tranquila

Alguns cuidados essenciais para uma gravidez tranquila


Hoje iremos falar sobre o momento mágico, à espera de um bebê, a gravidez é o momento mais sublime para quem quer ser mãe. Este período, a gestação traz muita ansiedade e dúvida. A mulher vive durante nove meses de expectativas e  enormes transformações no seu corpo. A pele, cabelo, humor, peso, disposição enfim tudo muda. Neste período fica mais frágil e precisa se proteger e dar proteção ao seu bebê que está a caminho.

Mesmo as mulheres que ainda não estão gravidas mas querem se tornar mamães, existem algumas medidas preventivas que podem ser tomadas pelas futuras mamães para que elas possas enfrentar com tranquilidade os momentos mais difíceis da gravidez.

O primeiro passo é procurar o seu ginecologista antes mesmo de iniciar as tentativas de engravidar, o acompanhamento médico é fundamental.

Para mim a gestação é sem dúvida o momento mais especial na vida de uma mulher, e também de sua família, onde iram acontecer muitas mudanças na vida de todos. E por isso, vamos falar de alguns cuidados essenciais para uma gravidez tranquila.

Na gestação as responsabilidades e cuidados aumentam. Esta nova fase é importantíssima ter maiores cuidados físicos e emocionais! Para que tenha uma gestação tranquila e um bebê saudável é preciso seguir algumas orientações simples!


O pré-natal

Primeiro passo, logo após a descoberta da gravidez, realizar uma consulta com seu ginecologista, é muito importante é ter um acompanhamento médico, o pré-natal adequado garante a segurança da mãe e do bebê nos meses de gestação. Realizar todas as consultas com seu médico, assim, você conseguirá acompanhar todo o processo inicial da saúde do seu bebê e tirar todas as suas dúvidas.

Mesmo em uma gravidez saudável, a ingestão de ácido fólico é altamente recomendada por diminuir o risco de malformação do sistema nervoso central do bebê. A suplementação previne o aparecimento de defeitos no tubo neural do feto, que se forma nos primeiros meses de gravidez e envolve a estrutura primitiva que dá origem ao cérebro e à medula espinhal.

Além disso, o ácido fólico é também responsável por ajudar na formação da placenta e no desenvolvimento do DNA, assim como por diminuir o risco de pré eclâmpsia durante a gravidez.


Faça todas as consultas

Faça consultas de pré-natal regulares - O acompanhamento médico da gravidez é fundamental para que a mulher saiba que está tudo bem com a saúde dela e do seu bebê. A gestação pode mudar de uma hora para outra. Uma gestante pode ficar hipertensa de uma consulta para a outra, o bebê pode ter modificação no seu padrão de crescimento. Várias situações podem requerer cuidados extras.


Faça atividades físicas

Tudo é melhor com atividade física e ajuda no estresse físico e emocional que a gestação proporciona, com os exercícios você adquiri força e resistência para carregar o peso extra da gravidez! Isso também facilitará no processo de voltar ao peso normal após o bebê nascer, que é um grande problema na maioria da vezes entre as novas mamães.
Atividades mais suaves são as mais aconselháveis. Tais como: caminhadas, natação, ioga, hidroginástica, entre outros. Evite esportes radicais ou que tenham que fazer muita força e que corra o risco de quedas ou impactos.


Ajustar a alimentação

Muitos dizem “ela está grávida tem que comer o que tem vontade...”. Não é porque está grávida que poderá comer o que bem entender! É muito importante que tenha uma alimentação saudável e equilibrada. O ideal é incluir verduras, legumes e muita fruta em suas refeições! Carboidratos e proteína também são importantes. Ter uma alimentação correta trará muitos benefícios a saúde da mãe e do bebê, como excesso de peso, inchaços, má digestão, indisposições e outros. Busque manter o peso ideal - já que a obesidade é fator de risco para inúmeras complicações na gravidez.


Não tome medicamentos sem falar com o médico

Todos sabem disso! Mas quando esta gravida isto é de extrema importância. Na gravidez é preciso ter o dobro de cuidado e atenção. Portanto, não tome nenhum tipo de remédio sem antes passar pela consulta do médico. Mesmo que já esteja acostumada a consumir tal medicação, como na gestação tudo muda e se transforma pode ter reações diferentes podendo causar danos para a saúde e para o bebê.

E com acompanhamento médico, corrija eventuais deficiências de nutrientes. Pode ser importante para a mulher fazer suplementação de ferro, vitamina D, vitamina B12, por exemplo.


Cuidados com a pele 

É muito importante o uso do filtro solar. A gestante tem que usar muito filtro solar no rosto, para evitar o melasma, assim com cremes com antioxidantes com vitamina C e E. No corpo, deve usar hidratantes que tenham óleos essenciais como de semente de uva, macadâmia, óleo de oliva ou argan.

As áreas que merecem mais atenção com os hidratantes: barriga, seios, flancos, coxas e glúteos.


Reduza o consumo de cafeína

Pesquisas indicam que o excesso de cafeína pode contribuir para o peso do bebê, o colocando em risco durante a gravidez. Chá e refrigerantes a base de cola também são estimulantes. Normalmente, uma quantidade de três cafezinhos por dia é aceitável! Mas o mais indicado é reduzir este vício e uso o máximo que puder.


Não fume e nem beba!

Você pode até me dizer: “Mas todas sabem disso!”. E eu digo, “mas nem todas fazem isso! Esse item é um dos mais importantes! Mulheres fumantes possuem um maior risco de aborto espontâneo, de ter um bebê de baixo peso ou até mesmo parto prematuro! Quanto mais diminuir no vício durante a gestação, mais o seu bebê irá se beneficiar.

Em relação ao álcool, não consumir bebidas alcoólicas regularmente é de extrema importância. Além de evitar que seu bebê tenha problemas de dificuldades de aprendizagem até problemas congênitos graves, pois o álcool traz grandes prejuízos ao bebê e você também pode ser prejudicado com os efeitos do mesmo!  

Mesmo após o parto, o fumo e a bebida prejudicam o bebê, na amamentação e o fuma no ar que ele respira.


Descanse sempre que puder!

Toda a gestante, principalmente nos primeiros meses sente cansaço e sono! Por isso, devem ter um maior tempo de descanso e ir mais devagar em seu trabalho e tarefas doméstica! O melhor neste momento é descansar o máximo que conseguir ou pelo menos uma soneca todo dia é uma ótima forma de recuperar as energias, e sempre que puder fique com os pés para cima também é uma ótima maneira de relaxar o seu corpo. Uma massagem relaxante sempre é bem-vinda!


Vamos fazer umas fotos? Vem conversar comigo!


CLIQUE AQUI
  


Se você gostou das minhas dicas e quer ver e receber mais como essas,  cadastre-se  aqui para receber mais novidades!!


Acompanhe o nosso Blog! Sempre estaremos trazendo novidades para você.


Caso queira entrar em contato é só clicar aqui!


Aproveite para seguir a gente no Facebook e no Instagram.