Imagem capa - Porque as noivas usam véu? por Pedro Stanke

Porque as noivas usam véu?

Você sabe como surgiu essa tradição? Sabe por que a noiva usa véu?


Essa é mais uma tradição que seguimos, muitas vezes sem saber o por que. As vezes o significado acaba se perdendo com o tempo. Agora vamos descobrir o por que do véu da noiva.


O uso do véu na cultura oriental, era associado a Ishtar, a Deusa do Amor (Ishtar é a deusa babilônica do amor). Ela teria sido a primeira mulher a usar o véu, que fazia uma ligação a fertilidade e sedução, não demorou muito e isso veio a ser um costume usado por mulheres mortais dos povos da Babilônia e Mesopotâmia, chegando depois aos gregos.


Na Grécia Antiga, o véu era usado como parte da veste feminina da nobreza, a protegendo de males naturais como o sol, vento e insetos. Durante a cerimônia de casamento, a noiva fazia questão do uso do véu por uma questão cultural, acreditando que estaria protegida de maus espíritos, infortúnios e possíveis admiradores.

A noiva romana rica, usava o véu da cabeça aos pés com o mesmo intuito de protege-la .

A mitologia greco-romana liga o uso do véu à Deusa Vesta, da honestidade, protetora do lar e defensora da família.


Quando entramos no mundo dos casamentos é que descobrimos que pequenos detalhes carregam grandes significados, seja o vestido de noiva branco, ou mesmo aquele texto do convite de casamento feito de um jeito específico por uma razão. E quando descobrimos os reais significados, tudo acaba se tornando ainda mais especial e as escolhas são feitas com mais carinho, e não levando apenas em conta a aparência. Provavelmente já tem seu vestido e sapato de noiva, e deve estar escolhendo os outros elementos que compõem o look. Nao sabia que o véu possui também uma história de muitos anos? Conheça da onde vem esse costume que é mantido pela maioria das noivas brasileiras e veja se ele se encaixa com o seu estilo.


Séculos passados

O primeiro véu foi confeccionado no século 19 e era feito de tule. Antigamente era utilizado pelas mulheres nobres, que normalmente tinham a pele muito clara e tinha como principal função proteger a pele e os cabelos. Além disso, trazia desde essa época o símbolo de pureza que a mulher devia transparecer para o casamento, da mesma forma como o modelo de vestido de noiva na cor branca transmitia a imagem de virgindade. Outros dizem que o véu surgiu na antiguidade para esconder o rosto da noiva até que o casamento fosse oficializado.


Outras culturas

Além desses significado mais próximos aos nossos costumes, há também de outros países e outras culturas, cada uma delas com essências únicas para o surgimento do véu de noiva, assim como cada cultura possui lembrancinhas de casamento diferentes.  Na antiga Grécia, o véu começou a ser utilizado pelas noivas como um acessório indispensável para protegê-las do mau olhado e também dos possíveis encantos de outros homens. Já na Idade Média, ele foi totalmente restringido apenas para mulheres casadas, para as solteiras estava proibido.


Hoje em dia

Depois do século XIX o uso do véu foi sendo esquecido e eram poucas as mulheres que levavam esse costume para o altar. Mas, hoje em dia, a tradição voltou com força total, mesmo que muitas não saibam a origem desse acessório, ele está presente em muitos looks de noiva e trazem ainda mais charme ao visual final, onde romantismo e leveza se misturam com todos os elementos, seja no modelo de penteado de casamento, no tecido esvoaçante que cobre parte do vestido e de seus ombros, ou no vestido de noiva com renda.


Agora que já sabe o que representa o véu e se já tem o look perfeito finalizado, conhecendo todas as particularidades que o formam, já pode decidir-se pela cor do buquê de flores que irá levar ao altar, e junto com o noivo escolher qual a música de casamento fará a trilha sonora da entrada de cada um. 


Acompanhe o nosso Blog! Sempre estaremos trazendo novidades para você.


Caso queira entrar em contato é só clicar aqui!


Aproveite para seguir a gente no Facebook e no Instagram.


Até o próximo post.


Pedro Stanke