Imagem capa - Anel de Noivado ou Aliança de Casamento? por Pedro Stanke

Anel de Noivado ou Aliança de Casamento?

Anel de Noivado ou Aliança de Casamento?



Não existem regras no amor - assim também não existem regras nas alianças! Porém, existem algumas tradições que você pode ou não seguir. Você sabe quando se usa anel de noivado e quando se usa aliança de casamento?   


Anel de Noivado


Como o nome diz, o anel de noivado, ou anel solitário, é a joia presenteada para surpreender a pessoa amada e simbolizar esse pedido. Tradicionalmente na América do Norte e na Europa o pedido de casamento é feito somente com esse anel que é usado pela mulher durante o período de noivado. 


Os modelos mais clássicos de anel de noivado são os belos solitários, que possuem o diamante como símbolo de amor eterno, por ser a pedra preciosa mais resistente do mundo. Esse modelo é o mais desejado pelas mulheres e tradicionalmente usado no dedo anelar da mão direita. Além disso, é um modelo extremamente simbólico que carrega muito sentimento. 


Quando o pedido é feito com anel de noivado, no momento do casamento são adicionadas as alianças, também na mão esquerda. Desta forma, a noiva pode usar dois anéis.



Alianças de Casamento


Assim como o anel de noivado, o nome aliança de casamento já diz tudo. A palavra aliança significa “pacto” ou “união”. Sendo assim, esse elo simboliza o acordo de fidelidade e amor eternos realizado no altar. 


Muitas teorias lindas circundam a tradição da aliança de casamento. A principal delas é referente ao formato: sem princípio nem fim, o círculo simboliza a eternidade. A forma perfeita de sintetizar o amor e a dedicação por essa união no dia do casamento.



O significado da aliança de casamento


Nos dias de hoje, muitas mulheres usam sua alianças de casamento e anéis de noivado simplesmente por ser um símbolo do casamento e uma tradição popular que vem de muitos anos atrás… Mas você sabia que a aliança de casamento possui muitos significados? Além dos significados, existe uma história muito antiga, que já é tradição desde o tempo dos egípcios…


A palavra aliança, por si só, significa um acordo, um pacto entre duas partes. No contexto do casamento, as alianças celebram um acordo de cumplicidade, amor e fidelidade. Desse modo, esse simples objeto ganhou um significado muito simbólico: representa um elo material e espiritual entre duas pessoas, as quais compartilham as alegrias e tristezas da vida. Saiba neste post tudo sobre a história e os diversos significados da aliança de casamento.

 

A palavra aliança tem origem no latim alligare, que significa relação de proximidade, de união. Fazer uma aliança com alguém é fazer um acordo, um pacto, uma união. Assim, o anel com nome de aliança é uma lembrança do pacto entre o marido e a esposa.


As alianças que marido e mulher usam em suas mãos, são sinal de felicidade um do outro. Amando-se os esposos estão amando a Deus. Muitas religiões consideram o casamento como sendo metade de um ciclo e que o homem só atinge e completa seu ciclo quando se casa. Seria praticamente dizer que o homem só atinge a religião completa em seu casamento. Alguns sacerdotes dizem que as alianças representam duas metades e que juntas formam um inteiro só, ressaltando essa teoria religiosa.


A aliança do homem e da mulher não precisam ser necessariamente iguais



Principais significados da aliança

Foi a partir do século IX que a igreja cristã adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos. Hoje, a aliança de casamento simboliza principalmente uma promessa de um amor eterno, devoção, amor e lealdade. Seriam os votos de casamento ditos em forma de matéria e objeto. Listamos os principais significados destes anéis românticos:


  • Amor

  • Comprometimento

  • Fidelidade

  • Cumplicidade

  • Eternidade



Ainda pensando na simbologia da aliança no casamento, o ritual da benção das alianças continua a ser um dos momentos mais solenes e comoventes da cerimônia religiosa. Todos aguardam pela hora da troca das alianças, além de ser também o fato que marca o momento em que os noivos são declarados formalmente casados.

As alianças devem então acompanhar os noivos para o resto da vida como símbolo de amor e união.


E agora o que acha de enviar uma mensagem para ganhar um presente super legal!



CLIQUE AQUI
 



Se você gostou das minhas dicas e quer ver e receber mais como essas,  cadastre-se  aqui para receber mais novidades!!


Acompanhe o nosso Blog! Sempre estaremos trazendo novidades para você.


Caso queira entrar em contato é só clicar aqui!


Aproveite para seguir a gente no Facebook e no Instagram.


Até o próximo post.